Quem foi que falou que só os pretos-e-brancos do grande mestre Sebastião Salgado é que transmitem a força das imagens da África? O pôr-do-sol laranja, a vida dura e seca da savana, tudo isso perde lugar para uma visão alegre e otimista da natureza (e) do continente no trabalho desse fotógrafo/artista/jornalista.




Once upon a time in Kenya - Ben Heine






Ben Heine nasceu em Abidjan, Costa do Marfim, em junho de 1983. Formado em jornalismo na Bélgica, e após uma uma conturbada passagem pelo campo dos cartuns políticos, ele agora se dedica a uma série de projetos artísticos, entre ilusrações, fotos, artes gráficas e misturas disso tudo. 






Happy Together - Ben Heine

Suas composições fotográficas têm um aspecto vivo, vibrante e encantado. Com tons fantasiosos, suas imagens mostram uma África das cores, contrapondo-se ao tom cinzento com que o fotojornalismo geralmente trata a fome e a pobreza no continente. Os títulos sempre, de uma forma ou de outra, remetem a uma visão otimista, tranquila - seja pelo paralelo com os contos de fadas ('Era uma vez no Kenya') ou pela simplicidade com que os nomes ditam o caráter das fotos ('Felizes Juntos', 'O futuro é brilhante', 'Eu ouço os pássaros cantarem').

Ben Heine nos mostra uma África menos selvagem, menos triste, e mais colorida, uma terra onde não existem só as mazelas (elas existem, é claro), mas onde também é possível sonhar.


Once upon a time in Kenya - Ben Heine

Meadow of life - Ben Heine


Esse é o link do site do cara. 
Vale a pena dar uma olhadinha, e provavelmente ele vá aparecer de novo aqui pelas linhas do Pra lá de Bagdá.
Até a próxima!


I hear the birds sing - Ben Heine

The Future is Bright - Ben Heine

Leave a Reply